Notícias

A contabilidade e as novas tecnologias em debate

O presidente da Junta Comercial, Jânio Benith, participou na noite do dia 07 de agosto da solenidade de abertura do 7º GESCOM – Seminário de Gestão de Empresas de Serviços Contáveis, realizado pelo SESCON-SP, Sindicato das Empresas Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e que contou com o apoio de várias empresas. Com o tema “Olhar global, ação local”, o evento propôs uma reflexão sobre o futuro da contabilidade, novas ferramentas de gestão e oportunidades no setor. Jânio, também representando o vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, ao fazer uso da palavra para mais de 500 convidados, entre contabilistas, contadores e empresários do setor, que lotaram o Centro de Convenções Frei Caneca, disse: “tenho a honra, o prazer, orgulho de ser contador há mais de 40 anos, na Baixada Santista, no Estado de São Paulo. Nós já fomos, lá atrás, guarda livros, depois contadores, contabilistas e hoje somos empresários contábeis. Isso mostra a nossa força, pois demonstra a nossa importância, da contabilidade, na sociedade. No Brasil ou no mundo, uma empresa se faz com um bom contador ao lado”.

O Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Itamar Borges, disse que falar de “olhar global e ação local”, lembra que neste evento poderia se comemorar que os mais de 4 milhões de alunos das mais de cinco mil escolas estaduais de São Paulo, já contam, em sua grade curricular, com uma matéria específica sobre empreendedorismo. Lembrou que no passado os alunos eram educados para serem trabalhadores e, com o avanço atual, são educados para se tornarem empreendedores, uma conquista de todos presentes ao evento.

O deputado federal, e contabilista, Arnaldo Faria de Sá, citou que são muitas as ferramentas globais, mas que o empresário de contabilidade tem que dissecar e utilizar o que é necessário para seu trabalho na busca de resultados. “Isso é a vida contábil, é a atualização diária, permanente e constante, e fico contente com esse grande avanço na nossa profissão, pois sou contabilista e estou deputado”, finalisou.

Estiveram presentes à solenidade, Mário Elmir Berti, Presidente da Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas; Manoel de Oliveira Maia, Presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP); Gildo Freire de Araújo, presidente do CRCSP; Ney Prado, presidente da Academia Internacional de Direito e Economia; Roberto Sekiya, subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, do Governo do Estado; além de representantes da Fiesp, do Sebrae, da OAB-SP; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, e de diversas entidades de municípios do Estado de São Paulo.

Fica o registro da participação de diversos representantes de entidades de vários estados do país.

O Presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimamoto, idealizador do Seminário, encerrou a abertura agradecendo a Junta Comercial de São Paulo pela parceria e convidou a todos para participarem da palestra magna internacional “O Futuro da contabilidade e as razões pelas quais o modelo de negócio dos contadores está mudando!”’, que na sequência foi ministrada pelo australiano, especialista em tecnologia contábil na nuvem, editor da digitalfirst.com e consultor, Sholfo Macpherson.

O 7º GESCON – Seminário de Gestão de Empresas de Serviços Contábeis, encerrado no dia 8 de agosto, contou com a palestra de Delli Matsuo, ex-Diretor de Recursos Humanos do Google para a América Latina, entre 2006 a 2010, e Fundador e CEO da APPUS, Empresa de Analytics para RH. O uso das novas tecnologias na contabilidade foi o tema deste debate.