Notícias

ADRIANA FLOSI, A PRIMEIRA MULHER NA PRESIDÊNCIA DA MAIOR JUNTA COMERCIAL DO PAÍS

Fato inédito em seus 128 anos de história, a Junta Comercial do Estado de São Paulo, desde o início de 2019 está sendo presidido por uma mulher. Adriana Flosi, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), representante deste último no Colégio de Vogais da Jucesp, foi nomeada pelo governador, João Dória, em Decreto Estadual do dia 04 de janeiro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 05 de janeiro, como vice-presidente da autarquia. Durante todo o mês de janeiro, interinamente, acumula e exerce a função de presidente da maior Junta Comercial do país.

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em artes, pós-graduada em planejamento e gestão de Negócios pela Universidade São Francisco e master em design thinking pela Inova Business School, Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi é empresária no ramo de negócios educacionais e eventos corporativos. É sócia-fundadora da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empresários de Campinas (Sicoob Acicoop) — atual Sicoob Paulista — e membro do Conselho de Administração da instituição desde 2013. Foi, também, a primeira mulher a presidir a Associação Comercial de Campinas e a responsável pela fundação do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Campinas. E, além da representação no Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado de São Paulo, participa dos principais conselhos da administração pública de Campinas: Conselho Municipal de Segurança Alimentar-COMSEA, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas-CONDEPACC, o Conselho do Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor-Procon, Conselho de Administração da SETEC e do CMDU- Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

A seguir trechos da entrevista concedida pela Dra. Adriana Flosi ao Jucesp em Foco (JeF):

(JeF): Quais as prioridades do seu plano de gestão?

(Dra. Adriana): “Como vogal tive o privilégio de acompanhar os avanços que aconteceram nos últimos anos. A Jucesp tem como finalidade o bom atendimento ao usuário paulista. A prioridade continua sendo diminuir o tempo no atendimento pessoal, que ocorre aqui em nossa sede, e conquistar cada vez mais municípios do nosso estado que ainda não aderiram ao Via Rápida Empresas (VRE). Além das facilidades que oferecemos aos usuários através de nosso site, como pesquisas de documentos, certidões online, agendamento eletrônico e o serviço de Call Center, vamos buscar a contínua modernização com novas ferramentas tecnológicas para dar mais qualidade, agilidade e segurança para o empreendedor do nosso estado”.

(JeF): O que já podemos tomar como concreto em sua gestão em respectivos planos de ação? No tocante aos serviços prestados aos clientes algo a ser destacado aqui?

(Dra. Adriana): “Dar continuidade aos avanços ocorridos e buscar novas formas alternativas para melhorar o atendimento ao usuário, seja aqui na nossa sede, seja através de nosso site e de outras fontes, como aplicativos, como frisei. Lembro que o Governador João Dória Jr., durante sua posse, fez questão de afirmar que o tempo para abertura de uma empresa é muito criticado. O mesmo fez o Secretaria Estadual da Fazenda, Henrique Meirelles. Mas a Jucesp, através do sistema VRE dá uma demonstração de que diminuir o tempo para a abertura, alteração cadastral ou mesmo encerramento de uma empresa é possível. A abertura de empresas de baixo risco tem um tempo médio de 2 dias. Os relatórios internos apontam que o tempo médio de atendimento presencial, em nossa sede, também é baixo. Os escritórios regionais e postos de atendimentos, espalhados pelo nosso estado, também é um facilitador. O empreendedorismo ganha muito com isso. Mas precisamos estar atentos e buscar sempre sintonia com a desburocratização e a simplificação nos procedimentos internos. Facilitar a vida do empreendedor paulista é a nossa tarefa. E também temos a questão da nova sede. Estamos estudando e avaliando todos os próximos passos. A Casa do Empreendedor Paulista será um novo espaço para o cidadão paulista”.

(JeF): Está positiva para o sucesso de todas essas metas? Ser a primeira mulher a presidir a maior junta comercial do país é um estímulo?

(Dra. Adriana):“A honra da nomeação para o cargo é imensa, bem como a responsabilidade para exercê-lo com a tecnicidade, a ética e o empenho necessários para perpetuar a missão da Jucesp de manter-se alinhada às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo”, afirma Flosi. “ Iniciamos nossa gestão de forma agradável e temos o apoio da Secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Patrícia Ellen da Silva, outra mulher no governo do estado. O governador João Dória acredita no empreendedorismo e sabe da importância econômica do pequeno, médio e grande empresário. É claro que ele nos cobrará maior eficiência e estamos cientes de que nosso trabalho, juntamente com os servidores e colaboradores da Jucesp, terá amplo e positivo resultado”.

Na manhã de segunda-feira, do dia 07 de janeiro, acompanhada pela Secretária Geral, Flávia Regina Britto Gonçalves, pela Diretora de Operações e, interinamente, Secretária de Tecnologia da Informação, Angela Regina Bertelli, pela Secretária de Atendimento, Lilian Cristina Moura Chiaramonte e por Tárcis Felipe Dias Lima, Diretor Executivo de RH, respondendo interinamente pela Secretaria Executiva de Administração, a presidente Dra. Adriana Flosi, realizou uma visita técnica pelas dependências da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), no Complexo Barra Funda. Na oportunidade conversou com funcionários, servidores e colaboradores da maior junta comercial do país.

Entre reuniões com secretários, gerentes e colaboradores, na manhã do dia 9 de janeiro, Dra. Adriana Flosi, acompanhada do procurador Chefe da Jucesp, Dr. Celso Jesus Mogioni, comandou sua primeira sessão na Plenária do Colégio de Vogais, no ano, como presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo.



Fotos:





___________________________________________

Assessoria de Comunicação e Eventos da Jucesp