Quatá, João Ramalho e Pitangueiras aderem ao Via Rápida Empresa

Com a assinatura do protocolo de intenções dos municípios de Quatá e João Ramalho – que contou com a presença dos prefeitos, e a entrega formalizada do protocolo de Pitangueiras, o dia 26 de outubro marcou a última apresentação, de 2017, da reunião técnica para futuros novos municípios convidados a aderirem ao programa Via Rápida Empresa. Estiveram na sede da Barra Funda, e foram recepcionados pelo Secretário Executivo de Atendimento, José Olirio Barbosa, além das cidades citadas, os representantes de Ariranha, Francisco Morato, Joanópolis, João Ramalho, Louveira, Mendonça e Pindorama.

“É importante a participação de prefeitos em nossa reunião técnica”, disse o secretário no ato da assinatura dos protocolos de intenções das duas cidades. O jovem prefeito da pequena cidade de João Ramalho, Wagner Mathias, preside atualmente o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP, fundado em 1985 e que representa 27 Municípios, que atuam conjuntamente em projetos de desenvolvimento. “Recebi a informação que Ourinhos e Indiana também estão aderindo ao CIVAP, aumentando para 29 cidades em nosso consórcio. Hoje mesmo pedi ao secretário para agendarmos uma visita da Jucesp, em nossa região, para apresentar o V.R.E. a todos os prefeitos consorciados”, frisou.

“É muito importante desburocratizar... Muita papelada e muita burocracia acabam afastando as pessoas a aderirem a via oficial. Existem muitos casos de informalidade, ou seja, de clandestinidade, devido às dificuldades para a abertura de uma empresa. Acho que este programa, do V.R.E., vem ajudar as pessoas a formalizarem seus negócios. E isso gera riquezas e empregos, criando tributos para o nosso município que acabam sendo revertidos para todos os cidadãos”, disse o prefeito de Quatá, Marcelo de Souza Pecchio.

Fernando Costa de Matos, da Diretoria de Atendimento ao Cidadão, foi o responsável pela palestra, e espera receber os protocolos de intenções dos municípios que estiveram presentes e que ainda não aderiram ao programa, nos próximos dias. “Até dezembro estaremos realizando treinamentos aos técnicos dos municípios que já assinaram o protocolo. Por isso aguardaremos alguns dias para recebermos os protocolos das cidades que estiveram nesta nossa reunião. Somente a partir de janeiro, do próximo ano, é que estaremos convidando novos municípios para conhecerem o V.R.E., comentou.