O VRE – Via Rápida Empresa no Espaço Santista do Empreendedor

O presidente Jânio Benith, representando o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França, e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, assinaram o convênio para a implantação do V.R.E. – Via Rápida Empresa, em evento muito concorrido que aconteceu na bela cidade litorânea, na Sala Esmeraldo Tarquínio, do Paço Municipal, no último dia 06 de outubro. Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Benith e Barbosa, o secretário de governo, Rogério Santos, o presidente da Câmara Municipal, Adilson dos Santos Júnior e o Gerente Regional do Sebrae-SP, Marco Aurélio Rosas, cuja parceria com o município, também foi formalizado neste ato.

Santos, que em recente estudo realizado pela consultoria Urban System feito para a Revista Exame, aparece no ranking nacional como a 10ª melhor cidade do país para se investir em negócios, terá, com o Via Rápida Empresa, uma ferramenta inovadora que facilitará ainda mais o caminho do empreendedorismo. “A cidade tem investido numa série de ações de forma inovadora e bastante forte, voltadas para facilitar o empreendedorismo na cidade, assim como atrair novos investimentos”, comemorou o secretário de governo, Rogério Santos.

Para o prefeito Paulo Alexandre, a cidade terá ganhos importantes com a desburocratização e a agilização de procedimentos: “a melhor forma de combater a crise é estimular a economia e o desenvolvimento de novos negócios. E o Via Rápida Empresa é muito importante. Tive oportunidade de conhecer sua concepção quando fui secretário de desenvolvimento do estado”, comentou.

Jânio Benith também comemorou o convênio com a cidade do maior porto da América Latina: “Em março 2015, quando iniciamos nossa gestão existiam 28 prefeituras conveniadas. Hoje, com este convênio, 227 municípios estão integrados ao Via Rápida Empresa. Estamos trabalhando forte e até dezembro deste ano este número será de 300 municípios. Só para ter uma ideia da importância da parceria com Santos, com este convênio os municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes já representam 74% das cidades do nosso estado”, frisou.

Representantes da cidade do SESCON-BS - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Baixada Santista, do CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, da Associação Comercial, da Fiesp – Federação das Indústrias de São Paulo, entre várias outras entidades, prestigiaram o evento.

Após as assinaturas dos convênios, Jânio Benith acompanhou o Prefeito Paulo Alexandre e demais autoridades até o local onde funciona o Espaço Santista do Empreendedor, que oferece agências do Banco do Povo, do Sebrae, a Sala do Empreendedor e o Via Rápida Empresa, que deverá entrar em operação em 60 dias, em parceria com o Governo do Estado e a Junta Comercial de São Paulo.