Jucesp lança Portal Via Rápida Empresa

Aconteceu nesta quinta-feira (10/09) o lançamento do portal Via Rápida Empresa. A ação, que aprimora o módulo de licenciamento já utilizado, tem como objetivo facilitar o cadastro de novas empresas no Estado de São Paulo. A partir de agora, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vai contar com um programa mais moderno para o cadastro dessas empresas, que irá possibilitar que o processo seja feito de forma totalmente online.

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do vice, Márcio França; também secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI); do presidente da Jucesp, Sandro Ethelredo Ricciotti Barbosa; do vice-presidente, Jânio Benith; prefeitos, vereadores, deputados, secretários e autoridades.

O presidente da Jucesp, Sandro E. Ricciotti Barbosa, destacou que a ação irá aprimorar e agilizar os serviços prestados ao usuário. “Inicialmente faremos a abertura de sociedades limitadas totalmente de forma online. Somente esse tipo jurídico representa mais de 40% da nossa demanda. É sem dúvidas um grande passo para a desburocratização da Jucesp, e com o tempo iremos estender para outros tipos de constituição”, explica.

O vice-governador e secretário Márcio França destacou que o lançamento é mais um incentivo para o empreendedorismo paulista. “Mesmo em tempos de crise, em São Paulo o número de empresas abertas em São Paulo continua crescendo em relação aos anos anteriores. Nosso intuito é alavancar ainda mais esse cenário, proporcionando facilidades e agilidade ao usuário”.

No ato de lançamento do portal também foram conveniadas mais 35 prefeituras ao programa do módulo de licenciamento, que somadas às 69 já existentes, vão ultrapassar 100 administrações municipais vinculadas ao sistema. Essa parceria facilita o fornecimento do laudo de viabilidade técnica do município, sendo possível adquirir o alvará de uma empresa em até seis dias úteis. O governador Geraldo Alckmin destacou, "fico feliz com a presença de tantos prefeitos. Estamos incentivando quem investe, quem faz. Este é o espírito bandeirante".

Via Rápida Empresa – Desde outubro de 2013 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI) possui o módulo de licenciamento do Via Rápida Empresa, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
O programa tem como objetivo facilitar o processo de registro e licenciamento, principalmente para os negócios classificados como baixo risco, disponibilizando grande parte do processo de forma online. O Via Rápida Empresa funciona conveniado com 69 prefeituras do Estado, que têm a função de analisar a viabilidade da empresa que será instalada no município. Dessa forma, o usuário economiza tempo, pois não precisa ir pessoalmente à prefeitura solicitar esse laudo, e, além disso, dispõe também de demais órgãos licenciadores estaduais integrados ao sistema, como Corpo de Bombeiros, Cetesb e Vigilância Sanitária, que também fornecem as licenças online. A inscrição é feita pelo cadastro Web, no próprio site da Jucesp.
O prazo médio para esse processo de abertura e análise de viabilidade técnica é de seis dias úteis para os municípios conveniados. Após isso, o usuário deve comparecer à sede da Jucesp para validar o registro e iniciar as atividades da empresa.
O processo é válido para todos os tipos jurídicos.

Via Rápida Empresa 2 – O Via Rápida Empresa 2 está em processo de finalização por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI), em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A nova fase do programa prevê o aprimoramento da Jucesp com o objetivo de disponibilizar um maior número de serviços online ao usuário.
A partir do início do programa, o usuário interessado em abrir uma Sociedade Limitada (primeira fase do projeto) não precisará mais vir à Jucesp, todo o processo será feito de forma online, incluindo o envio de documentos, análises e deferimentos. A abertura de Limitadas representa 43,4% da movimentação diária da Jucesp, segundo balanço realizado em 2014. Dessa forma, a Jucesp pretende agilizar a abertura de empresas minimizando os atrasos e empecilhos durante o processo.
Para essa segunda fase, a Jucesp está elaborando a adesão de mais 35 municípios ao programa, para incrementar o procedimento que já ocorre dentro do VR1 (viabilidade).
De acordo com o Departamento de Registro Empresarial e Integração, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, o Estado de São Paulo responde por 40,49% da movimentação total de registros empresariais do Brasil, com um volume de 1.019.299 processos de aberturas, alterações e extinções de empresas. Trata-se da análise de mais de 4.110 processos por dia. Só as alterações de empresas (779.682) respondem por 45,37% do volume total do país.