Lançamento do Poupatempo do Empreendedor tem a adesão de 80 municípios

O presidente da Junta Comercial de São Paulo, Jânio Benith, o governador Geraldo Alckmin e o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, participaram nesta segunda-feira, (11/09), da cerimônia que marcou a adesão de 80 novos municípios no Poupatempo do Empreendedor, o Portal do Empreendedor Paulista, uma das ferramentas do Via Rápida Empresa. O módulo de licenciamento integrado online permite que o empresário obtenha licença para abrir seu negócio em até 48 horas, sem a necessidade de procurar de forma presencial diversos órgãos públicos. Em 2017, ele ganha ainda mais agilidade e transparência, e o usuário pode seguir todas as etapas da operação via internet.

“O empreendimento está arraigado no DNA dos cidadãos paulistas e por tal mote o estado de São Paulo se destaca por ser percursor na temática do desenvolvimento, da vanguarda socioeconômica e do pioneirismo, conspirando sempre para o progresso do país. O Sistema VRE-2 – Via Rápida Empresa, foi totalmente reformulado e a nova versão propicia a abertura de Sociedades Limitada, de Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada e inscrições de Empresários Individuais, que correspondem a 99% do volume total de nossas aberturas”, e tudo online”, disse Jânio durante o seu discurso.

De acordo com França, o Estado de São Paulo trabalha voltado a oferecer ao empreendedor paulista as condições necessárias para abrir uma empresa. “O VRE garante mais segurança jurídica aos municípios conveniados na prestação de serviços à população ao realizar a análise prévia do registro e facilitar a emissão do alvará de funcionamento. O empresário encontra uma ferramenta que oferece agilidade em todo o processo, além do cenário favorável para o crescimento do seu negócio. Temos as melhores universidades, centros de pesquisas, educação, infraestrutura e logística do País. O empreendedorismo é um dos principais alicerces da política pública paulista para o desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou.

Alckmin reforçou que a nova plataforma contribuirá com a desburocratização e o crescimento econômico das cidades com a atração de novas empresas. "Os municípios vão estimular a atividade econômica empreendedora. As pessoas mudam para cidades que tem trabalho, para garantir subsistência. Estimular a atividade econômica é a grande tarefa do Governo do Estado e tudo isso não poderia vir em hora melhor, já que a economia começa a dar sinais de crescimento, o que torna tudo isso ainda mais promissor", pontuou.

Criado pelo governo estadual, o programa é considerado um marco no processo de desburocratização para o licenciamento da abertura de empresa de baixo risco em até 48 horas. Com a ampliação, São Paulo tem agora 272 municípios participantes. Com o novo Portal, o empreendedor dá entrada no processo e a Junta Comercial encaminha para todos os órgãos que, por sua vez, respondem rapidamente nos casos de empresas de baixo risco ambiental. “Você nem precisa sair de casa. Isso é uma grande conquista porque reduz custo, estimula a atividade empreendedora, desburocratiza, esse é o bom caminho. Temos que estimular quem empreende”, concluiu o governador.

O presidente, Jânio Benith, agradece aos funcionários da JUCESP que compareceram e apoiaram o lançamento do Poupatempo do Empreendedor, que contou também com participação do Secretário de Governo do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, além de prefeitos, prefeitas, deputados estaduais e diversas outras autoridades.